O que é SPDA ou Para-Raios?
A sigla SPDA significa sistema de proteção contra descargas atmosféricas, também conhecido como para-raios, esse sistema visa proteger pessoas e equipamentos contra descargas atmosféricas (prédios, indústrias, hospitais, tanque etc.). Tenha segurança em seus projetos elétricos. O sistema conta com dispositivos instalados nos pontos mais altos das estruturas que possuem uma interligação diretamente com o solo, fornecendo assim, a menor resistência possível para que a corrente da descarga atmosférica flua em direção ao solo, sem danificar a estrutura ou algum equipamento e protegendo as pessoas dentro da estrutura.
De forma resumida, o SPDA ou Para-Raios serve para dissipar para o solo toda essa corrente elétrica que é extremamente perigosa.
A utilização do SPDA não impede a descarga de um raio, já que se trata de um fenômeno da natureza, mas minimiza consideravelmente seus efeitos.
Projeto de SPDA/Para-Raios
Para que um SPDA tenha sua máxima eficácia, ele deve ser dimensionado de forma correta por um profissional habilitado, onde deverá ser feito o chamado gerenciamento de risco, através dessa análise, será definido o melhor método e a classe do SPDA para a estrutura a ser protegida.
No projeto serão definidos os subsistemas de captação, descidas e aterramento.
Nesse dimensionamento serão definidos os seguintes aspectos do sistema:
Sempre seguindo a norma NBR5419 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que estabelece todas as diretrizes de um sistema de SPDA.
Laudo de SPDA/Para-Raios
O laudo técnico do SPDA é fundamental para verificar o estado atual do sistema em indústrias, empresas e edificações residenciais. Será avaliado a estrutura do sistema, se está dimensionado de forma corretas ou mesmo se é inexistente.
Com o laudo em dia pode-se evitar:
– MULTAS: A instalação de um SPDA é obrigatório para cada tipo de edificação, descumprindo as exigências, ou estando com o sistema em desacordo com as normas vigente, pode acarretar em severas multas.
– Danos a edificação: As chances da edificação ser atingida diretamente por um raio quando o sistema de para raios não está em conformidade é muito maior.
– Perda de vidas onde a responsabilidade é da empresa
-Prejuízos financeiros: Equipamentos eletrônicos podem ser danificados
– Incêndios
A edificação deve renovar o laudo de SPDA a cada 1 anos ou a cada 3 anos, dependendo da região do país.
Para elaboração de projetos e laudos, procure sempre profissionais habilitados e registrado no conselho de classe que poderá emitir o documento de responsabilidade técnica.
Nós da NogueTech, somos especialistas em sistemas SPDA/Para raios, efetuamos projetos e laudos seguindo todas as normas vigentes visando a máxima qualidade e segurança.
Entre em contato conosco no botão abaixo que ficaremos felizes em atende-lo e tirar todas as suas dúvidas.
Fale conosco