COMO FUNCIONA?
Quando a luz solar atinge as placas solares é gerado energia elétrica (em corrente contínua). Essa energia gerada precisa passar por um equipamento chamado Inversor, que tem o papel de transformar a corrente contínua em corrente alternada e equaliza a frequência, dessa forma, a energia gerada fica exatamente igual à da rede elétrica.
A energia gerada sai do inversor e é ligada na instalação elétrica residencial, comercial ou industrial. Geralmente é conectado no quadro de distribuição principal da edificação.
A energia gerada vai sendo consumida pelas tomadas, lâmpadas, eletrodomésticos etc. Se a energia gerada é maior do que a que está sendo consumida, essa energia extra é fornecida para a concessionária de energia gerando um “crédito de energia” que pode ser aproveitado, por exemplo, durante a noite, quando não há geração de energia solar. Ou seja, para o cálculo da sua conta de energia, a concessionária irá verificar quanta energia você gerou e quanto consumiu da rede, se o que você gerou é a mesma quantidade de energia que você consumiu da rede, essa energia não é cobrada, pois você possui créditos. Sua conta de luz será o valor mínimo que a concessionária cobra. Esse valor mínimo é cobrado como uma taxa de disponibilidade, ela é cobrada mesmo não havendo consumo de energia.
QUEM PODE ADQUIRIR UM SISTEMA SOLAR?
Um sistema de geração fotovoltaico pode ser instalado em casas, apartamentos, condomínios comércios e indústrias. Além disso, pode ser construído usinas de energia solar que irão fornecer créditos para determinados empreendimentos.
Para alguns casos podem existir algumas particularidades, por exemplo:
É possível em um prédio haver um sistema de geração fotovoltaico apenas para a áreas comuns, ou ainda apenas para um ou mais apartamentos, desde que, seja acordado com o condomínio.
COMO ADQUIRIR UM SISTEMA SOLAR?
1° Passo – Procurar um engenheiro especializado que irá efetuar todo o seu projeto, efetuando todos os cálculos necessários para que o seu sistema seja dimensionado de forma correta para que o seu empreendimento consiga gerar a energia necessária para a sua instalação durante o dia e gerar créditos suficientes para você aproveitar durante a noite, reduzindo sua conta de energia entra 90% a 95%.
2 ° Passo – O profissional deverá apresentar o projeto a concessionária de energia para aprovação, já que o sistema será conectado à rede elétrica.
3° Passo – Aquisição dos equipamentos (placas solares, inversores, cabos solares etc.).
4° Passo- Instalação dos equipamentos – Com a supervisão do engenheiro e uma equipe especializada, todos os equipamentos devem ser instalados conforme o projeto aprovado pela concessionária.
5° Passo – Solicitar a vistoria da concessionária que irá verificar toda a instalação e irá efetuar a ligação e instalação do relógio bidirecional, que irá medir a energia extra injetada na rede para contabilizar os créditos e também irá medir a energia consumida pela instalação quando não houver geração de energia solar.
A NogueTech é especialista em Sistemas de Geração Fotovoltaica (Energia Solar).
Nós atendemos nossos clientes do início ao fim do projeto à execução, em todos os passos.
Fazemos estudos de viabilidade financeira e tudo o que for necessário para atender nossos clientes da melhor forma possível.
Entre em contato conosco no botão abaixo e vamos tirar todas as suas dúvidas em relação a Sistema de Geração de Energia Solar.
Fale conosco